Hipnoterapia ou Terapia TRI?

Muitas vezes no consultório recebemos pessoas que estão bastante vulneráveis e por vezes desacreditadas de processos terapêuticos e tratamentos.

E muitas já pedem que não querem fazer hipnoterapia, e é nesse momento que fazemos alguns esclarecimentos, afim de a pessoa com informações de qualidade possa tomar sua melhor decisão.

No passado, estudamos e aplicamos a hipnoterapia, mas a ciência avançou e buscamos uma abordagem mais moderna e com embasamento neurocientífico.

A hipnoterapia é normalmente vista como a utilização da hipnose como meio terapêutico, para tratar questões emocionais por meio de sugestões diretas ou indiretas, buscando ressignificar memórias ou reprogramar a mente. Ela é frequentemente associada a abordagens que enfatizam a ideia de acesso e modificação do inconsciente para resolver queixas específicas.

Para a Terapia de Reintegração Implícita (TRI), porém, a hipnose é utilizada de forma distinta. Na Terapia de Reintegração Implícita, a hipnose é apenas uma ferramenta auxiliar que facilita a interocepção, ou seja, a atenção ao corpo e às sensações internas do cliente. A hipnose na TRI não é empregada para “reprogramar” ou ressignificar memórias passadas, mas sim para ajudar o cliente a perceber melhor os conteúdos internos e aumentar sua interocepção.

A aplicação da hipnose na TRI visa aumentar a atenção e a receptividade do cliente, durante o processo terapêutico. Em vez de trabalhar com sugestões para ressignificar o passado, a abordagem da TRI foca na reeducação do cliente, auxiliando-o a desenvolver novas estratégias para lidar com suas questões atuais e futuras de maneira prática e gradual. E os resultados são excelentes!

Portanto, na TRI, a hipnose é uma atitude mental, uma capacidade da pessoa focar nas sensações, integra a percepção aprimorada do cliente ao trabalho terapêutico, promovendo uma compreensão mais profunda e consciente dos processos internos, sem recorrer às práticas tradicionais da hipnoterapia.

Portanto, enquanto a hipnoterapia se concentra em usar a hipnose como um meio de tratamento principal, a TRI utiliza a hipnose apenas como uma ferramenta preparatória, integrando-a em um processo terapêutico mais amplo e focado na reeducação e na adaptação neurofisiológica do cliente com estratégias inovadoras.

Somos terapeutas especialistas em Terapia de Reintegração Implícita (TRI), baseada no que tem de mais moderno nas Neurociências Afetivas. Ajudamos pessoas com diferentes queixas, como crises de ansiedade, depressão, compulsões, fobias e baixa autoestima a compreenderem as associações implícitas presentes no seu sofrimento. A partir disso é possível fazer um excelente processo de reeducação, visando novas estratégias salutares de enfrentamento! Se você ou algum familiar está carregando sofrimento, saiba que é possível um novo capítulo de protagonismo, assumindo o leme e navegando na direção dos seus objetivos com Saúde Emocional.

Entre em contato e conheça a Psicoterapia Breve que é revolução no mundo das terapias.

Fonte: Engrama Curso de Pós graduação Terapia de Reintegração Implícita e Neurociências.

https://institutokraisch.com.br

Compartilhar o post

Posts Relacionados